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dc.contributor.authorBerger, Luiz Marcelopt_BR
dc.contributor.authorBorenstein, Denispt_BR
dc.date.accessioned2014-06-28T02:09:02Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn2178-0587pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/97012pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos o Brasil tem experimentado uma melhora de índices socioeconômicos e, simultaneamente, um problemático aumento da criminalidade urbana, seja contra a pessoa ou patrimônio, em especial com relação aos crimes de oportunidade. A aparente contradição desafia a comumente alegada correlação entre distribuição de riqueza e vários tipos de ofensa urbana. Aplicando- se o modelo baseado em agentes desenvolvido em Berger, Borenstein e Balbinotto Neto (2010), este artigo contribui para o debate por meio da avaliação da eficiência da polícia no combate ao crime de furto/roubo de veículos na cidade de Porto Alegre. Os resultados indicam que enquanto o policiamento ostensivo reduz a incidência do delito no curto prazo, seu efeito de longo prazo é inconclusivo.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years Brazil has been experiencing an improvement in socioeconomic indexes and, simultaneously, a troubling increase in urban criminality, either against the person or property, particularly those related to the so-called crimes of opportunity. The apparent contradiction challenges common claims concerning the correlation between wealth distribution and various types of urban offences. Using the agent-based computational model of criminal behavior developed in Berger, Borenstein & Balbinotto Neto (2010), this paper contributes to the debate by assessing police efficiency towards car theft tackling in the city of Porto Alegre. Results reveal that although police presence inhibits criminal activity in the short run, the evidence is inconclusive in the long run.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofEconomic analysis of law review. Brasília. Vol. 4, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 103-119pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCar-theften
dc.subjectCriminalidade urbanapt_BR
dc.subjectRational choiceen
dc.subjectComputerized simulationen
dc.subjectMultiagent systemsen
dc.subjectPorto Alegreen
dc.titleAn agent-based simulation of car theft : further evidence of the rational choice theory of crimept_BR
dc.title.alternativeUma simulação de furto de carros baseada em agentes : evidências adicionais da teoria da escolha racional do crimept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000916856pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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