Preparação dos alunos de administração participantes de empresas juniores para o mercado de trabalho
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A conjuntura de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas ocorridas na sociedade nas últimas décadas modificaram as relações de trabalho e os modelos de inserção profissional. Frente a estas mudanças, o presente trabalho busca identificar como os estudantes do curso de Administração que atuaram em Empresas Juniores percebem as experiências e vivências neste tipo de organização como fatores de formação e qualificação profissional, preparando-os para a inserção neste novo cenário mar ...
A conjuntura de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas ocorridas na sociedade nas últimas décadas modificaram as relações de trabalho e os modelos de inserção profissional. Frente a estas mudanças, o presente trabalho busca identificar como os estudantes do curso de Administração que atuaram em Empresas Juniores percebem as experiências e vivências neste tipo de organização como fatores de formação e qualificação profissional, preparando-os para a inserção neste novo cenário marcado pelo desemprego e alto nível de competitividade. Para isso, utilizou-se uma metodologia quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário estruturado para 103 estudantes de Administração que participaram de uma Empresa Junior durante a graduação. Por meio da análise dos resultados, embasada no referencial teórico elaborado, foi possível constatar que a Empresa Junior aparece como alternativa eficaz para suprir as carências do ensino identificadas nas universidades, as quais apesar de terem sido consideradas importantes para a formação e qualificação profissional, apresentam deficiências quanto ao ensino prático e com divergências entre os setores de atuação para os quais elas preparam seus empresários juniores e os setores onde eles desejam exercer sua profissão. Avaliou-se que por meio das vivências e experiências adquiridas na Empresa Junior, é oportunizado ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis para um Administrador que não estariam contempladas no ensino oferecido nas salas de aula da graduação, além de possibilitar o delineamento de um plano de carreia inicial. Para futuras pesquisas, sugere-se a elaboração de estudos de caso em Empresas Juniores na intenção de verificar se a realidade do ambiente da organização está de acordo com a percepção dos respondentes deste trabalho e a realização de pesquisa similar apenas com egressos do curso de Administração participantes de EJ. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License