Corpo joystick : cinema, videogames e estilo de vida ativo
dc.contributor.author | Finco, Mateus David | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Alex Branco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-21T02:07:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-2168 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96768 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio trata do processo de inserção do videogame na cultura contemporânea, enfatizando as mudanças na interação humano máquina produzidas pelas diferentes gerações de jogos eletrônicos. O texto está dividido tem três grandes partes: (1) a primeira trata dos "suspenses de abdução virtual", uma série de filmes produzidos nos anos 1980 com enredo na linha “corpos reais transportados para dentro dos jogos virtuais”; (2) a segunda mostra o processo de incorporação da movimentação corporal aos consoles que leva ao surgimento dos exergames nos anos 1990; (3) e a terceira apresenta o jogo Wii Fit da Nintendo como um dos dispositivos eletrônicos mais bem sucedidos no processo de transformação dos exergames em produto de uso doméstico com vistas à introjeção de um estilo de vida ativo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay deals with the process of the presence of videogame in the contemporary culture, emphasizing the changes in human-machine interaction produced by the different generations of electronic games. The text is divided into three major parts: the first (1) is "virtual abduction thrillers," a series of films produced in the 1980s with the main a plotlines centered around "real bodies being transported into the virtual games", the second (2) shows the process of incorporating body movement to the video games consoles leading to the exergames’ first appearance in 1990. Finally, the third (3) part presents the Nintendo Wii Fit game as one of the most successful electronic devices in transforming exergames into a household product, becoming an introjection for an active living. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Licere. Belo Horizonte : Licere, 2013. Vol. 16, n.3, (set. 2013) | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atividades de lazer | pt_BR |
dc.subject | Leisure activities | en |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Video games | en |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Life style | en |
dc.subject | Motion pictures as topic | en |
dc.title | Corpo joystick : cinema, videogames e estilo de vida ativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Joystick body : movies, video games and active living lifestyle | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000915485 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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