Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Gabriela Pôrto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-21T02:07:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96765 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino prático é tradicionalmente considerado como uma ferramenta pedagógica complementar às aulas teóricas e expositivas. No ambiente escolar, o emprego das atividades práticas, definidas como qualquer trabalho em que os alunos estejam ativos, é frequentemente valorizado. A abordagem de conteúdos por meio de propostas práticas configura-se como uma forma de aplicar os conceitos e processos em situações desafiadoras. A realização dessas atividades é favorecida quando há propostas de trabalho prático nos Livros Didáticos. Sob a perspectiva da relevância do papel ativo do aluno nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, este trabalho objetivou identificar e analisar as atividades práticas, relacionadas com o assunto de Biologia Celular, presentes em Livros Didáticos de Biologia e seus respectivos Manuais do Professor voltados para o Ensino Médio. Foram analisados os primeiros volumes de oito coleções, aprovadas e divulgadas no Guia de Livros Didáticos de Biologia, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Identificou-se 41 atividades práticas, nas quais se buscou verificar a localização, a estruturação, a classificação das atividades em categorias pelos próprios autores, a presença de aspectos relativos à exequibilidade, a existência de ilustrações e a menção a competências e habilidades. Constatou-se heterogeneidade de padrões de apresentação de atividades nas obras, assim como diferenças na localização e estruturação das atividades práticas entre as coleções e dentro de cada coleção. As atividades práticas propostas para trabalhar o assunto de Biologia Celular e seus respectivos conteúdos, nos Livros Didáticos analisados restringem-se a tipos específicos de atividades, destacando-se as de caráter experimental e demonstrativo de processos celulares, e as de observação e representação de formas e componentes celulares. | pt_BR |
dc.description.abstract | Practical teaching is traditionally regarded as a pedagogical tool to complement theoretical lectures. In a school setting, the use of practical activities, defined as any work in which students are active, is often valued. The approach of content trough practical activities appears as a way to apply the concepts and processes in challenging situations. The adoption of these activities by teachers is facilitated when there is practical work proposed in Textbooks. From the perspective of the importance of the active role of student in the teaching and learning of science, this study aims to identify and analyze practical activities related to the subject of Cell Biology in high school Textbooks and their respective Teacher's Manuals. The books analized belonged to the first volumes of eight collections approved by the Ministry of Education and published in the Textbook Guide of Biology, the National Textbook Program (PNLD 2012). We identify 41 practical activities in which we tried to verify: their location, structure, classification according to categories, the presence of aspects related to feasibility, the existence of illustrations and the description of skills and abilities involved. We found heterogeneous patterns of activity presentation in the Textbook and Manuals, as well as differences in the location and structure of the practices between collections and within each collection. The practical activities proposed to teach the issue of Cell Biology in the Textbooks analized are restricted to specific types of activities, with emphasis on the experimental and demonstrative activities about cellular processes, and the observation and representation of cellular shapes and components. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Practical activities | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Textbook | en |
dc.subject | Teacher’s manual | en |
dc.subject | Biology teaching | en |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Análise de atividades práticas propostas em livros didáticos de Biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000919128 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36734)Tesinas Ciencias Biológicas (1289)