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dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Raphael Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-17T02:08:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96699pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão conjunta sobre a educação na ótica do desenvolvimento humano e as políticas de avaliação da educação vigentes no Brasil. Para tal, está divido em cinco seções: uma introdução com a contextualização da discussão teórica; a segunda, resumindo o modelo e as evidências dadas dentro do arcabouço analítico de Heckman, (que foca na importância das habilidades não cognitivas para o desempenho escolar e sua interação com as habilidades cognitivas). A terceira seção é dedicada à visão de educação no trabalho de Nussbaum, que trabalha com uma visão mais ampla de educação, focada no conceito de habilidades não cognitivas. Na quarta parte, examina-se a evolução das políticas educacionais brasileiras, com o foco na questão avaliativa e introduz-se alguns elementos críticos à luz do marco de desenvolvimento humano estabelecido. Por fim concluiu-se.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to jointly examine the meaning of education from a human development perspective in association with the evolution of the Brazilian educational assessment policies. Within this context, it is divided into five parts. After the introduction it examines Heckman’s model and its empirical evidences (where the importance of non cognitive skills for schooling and its relation with cognitive skills is highlighted). The third part delves into Nussbaum work and her arguments for non cognitive dimensions of education. The forth part critically analyses the evolution of educational assessment in Brazil. Then, it concludes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducational assessmenten
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectHuman capitalen
dc.subjectHuman developmenten
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectNon-cognitive skillsen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHeckmanen
dc.subjectNussbaumen
dc.titleDesenvolvimento humano e a importância das habilidades não cognitivas para a educação : uma análise conceitual das políticas de avaliação educacional no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916228pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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