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dc.contributor.advisorFogliatto, Flavio Sansonpt_BR
dc.contributor.authorVieira, João Francisco da Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-14T02:08:32Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96646pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a customização apresenta-se como um importante diferencial competitivo para as empresas. No entanto, ao consumir bens customizados, o cliente está, em geral, sujeito ao pagamento de altos preços e à espera de longos tempos de entrega. Portanto, quanto mais as empresas desenvolverem soluções customizadas com altos níveis de eficiência, maior será a tendência de conquista do cliente. Nesse cenário, a customização em massa (CM), que está relacionada à produção de altos volumes de produtos e serviços customizados a um custo semelhante ao de itens padronizados, surge como solução. Verifica-se, porém, que, apesar da importância do setor de serviços no contexto atual, existe pouco conhecimento sobre a utilização da CM neste ramo de atividade. Dado isso, o objetivo desta dissertação é aplicar conceitos da CM, já difundidos na manufatura, no setor de serviços. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidos três artigos. No primeiro artigo, foi realizada uma revisão da literatura a fim de identificar linhas de pesquisa já existentes sobre o tema e oportunidades possíveis de serem exploradas. No segundo artigo, foi proposta uma classificação para a customização de serviços, apresentando diversos tipos de customização possíveis de serem realizados nesse setor. No terceiro artigo, foi desenvolvido um dos tipos de customização apresentado no artigo anterior (mais especificamente, o tipo “Modularização e Plataforma de Serviços”) através da adaptação de um método de modularização, já utilizado para modularizar produtos, para o setor de serviços. Como conclusão geral, confirmou-se a expectativa de que a CM em serviços está em um nível baixo de maturidade, pois existem poucos estudos desenvolvidos sobre o tema. Além disso, verificou-se que as poucas soluções propostas pela literatura raramente são viáveis de serem utilizadas pelas empresas. Por fim, acredita-se que os habilitadores da CM em serviços devem considerar as características específicas desse setor, visto que, atualmente, os estudos introduzem no setor de serviços o que já foi desenvolvido para produtos, sem, no entanto, considerar as diferentes características desses dois setores.pt_BR
dc.description.abstractCustomization has been viewed as an important competitive advantage by companies. However, when consuming customized goods, customers are likely to pay higher prices and wait longer for the items purchased. Therefore, the more the companies develop customized solutions with high levels of efficiency, the greater the tendency to hold customers. In such context Mass Customization (MC), defined as the production of high volumes of customized products and services at mass production costs, arises as a solution. It is verified, however, that, despite the importance of the service industry, there is insufficient knowledge about the use of MC in such application context. The objective of this thesis is to apply MC concepts, already used in the manufacturing sector, in the service industry. We achieve that through the papers that compound this document. In the first paper, we present a literature review on MC in services and point to promising research opportunities. In the second paper, we propose a classification for service customization, presenting many types of customization feasible to be carried out in that sector. In the third paper we developed one of the customization types proposed in the second paper (namely, "Modularization and Platform of Services") by adapting a modularization method already used in manufacturing to the service sector. In general, we concluded that MC in the service industry is indeed at a low maturity level. Furthermore, it was found that the solutions proposed by authors are rarely applicable in practice. Finally, it is believed that MC enablers in the service industry should consider its specific characteristics instead of using solutions developed for products, without considering the specifics of the service industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMass customizationen
dc.subjectCustomização em massapt_BR
dc.subjectSetor de serviçospt_BR
dc.subjectServicesen
dc.subjectModularizaçãopt_BR
dc.subjectModularityen
dc.subjectPlatformen
dc.titleCustomização em massa aplicada ao setor de serviçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917261pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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