O gênero masculino nos livros didáticos
dc.contributor.advisor | Lara, Leandro Zanetti | pt_BR |
dc.contributor.author | Christofoli, Gabriela Albano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T02:05:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96416 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não marcada, com oposição do morfema Æ à desinência –a; ou como forma marcada, com oposição do morfema –o (desinência masculina) à desinência –a. Para isso, faremos uma revisão da teoria morfológica sobre o assunto, passando, em seguida, para as considerações dos gramáticos sobre o estudo do gênero. Ao final, selecionaremos amostras de livros didáticos a fim de observar como o fenômeno é neles tratado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.subject | Gênero masculino | pt_BR |
dc.subject | Morfema | pt_BR |
dc.title | O gênero masculino nos livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000918921 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
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