O gênero masculino nos livros didáticos
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não marcada, com oposição do morfema Æ à desinência –a; ou como forma marcada, com oposição do morfema –o (desinência masculina) à desinência –a. Para isso, faremos uma revisão da teoria morfológica sobre o assunto, passando, em seguida, para as considerações dos gramáticos sobre o ...
O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não marcada, com oposição do morfema Æ à desinência –a; ou como forma marcada, com oposição do morfema –o (desinência masculina) à desinência –a. Para isso, faremos uma revisão da teoria morfológica sobre o assunto, passando, em seguida, para as considerações dos gramáticos sobre o estudo do gênero. Ao final, selecionaremos amostras de livros didáticos a fim de observar como o fenômeno é neles tratado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License