A flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de caso
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se processa a flexão de número dos substantivos terminados em -ão. O referencial teórico centra-se nos estudos de Camara Júnior (1971, 1977, 1979 e 2004), de Lindley Cintra e Cunha (1985) e de Bechara (2001). O presente estudo de caso foi realizado da seguinte maneira: (i) estudamos o ...
Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se processa a flexão de número dos substantivos terminados em -ão. O referencial teórico centra-se nos estudos de Camara Júnior (1971, 1977, 1979 e 2004), de Lindley Cintra e Cunha (1985) e de Bechara (2001). O presente estudo de caso foi realizado da seguinte maneira: (i) estudamos o referencial teórico, a fim de descrever como as palavras terminadas em –ão realizam a flexão de número; (ii) analisamos dois livros didáticos utilizados pelos alunos da turma, com o objetivo de verificar se esses livros apresentam uma síntese adequada acerca do assunto; e iii) a partir desses dois levantamentos de informação, elaboramos e aplicamos um instrumento de pesquisa para verificar como os alunos da turma pluralizam as palavras terminadas em –ão. Os resultados indicam que a maioria dos alunos acredita que a forma correta de realização do plural de nomes terminados em –ão é –ões. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
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