Gênero gramatical : análise de livros didáticos
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Date
2012Author
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Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar al ...
Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ainda hoje é comum que professores ministrem aulas sobre gênero gramatical enfatizando apenas aspectos morfológicos, sem mostrar aos alunos que a informação acerca do gênero gramatical é fato, primeiramente, de natureza sintática. Desta forma, decidimos, neste artigo, analisar alguns livros didáticos usualmente adotados pelos professores de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esses livros descrevem as propriedades do gênero gramatical do ponto de vista da morfossintaxe. O referencial teórico centra-se em várias publicações de Camara Jr. Os resultados da análise evidenciam que os livros didáticos examinados deixam a desejar em relação à sistematização das informações necessárias ao entendimento da expressão do gênero gramatical. Além disso, também foi constatado que nesses livros didáticos não é feita distinção entre gênero gramatical e biológico, podendo causar confusão no ensino do conteúdo abordado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
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