A funcionalidade da classificação dos tipos de predicados para o ensino sa língua portuguesa : um estudo piloto
dc.contributor.advisor | Abreu, Sabrina Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pires, Tiago de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-06T02:06:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/96147 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa faz uma análise da classificação dos tipos de predicados segundo a NGB e de como essa classificação é compreendida por alunos de um curso de especialização em gramática, especialmente focado nos predicados que contêm verbos de ligação. Para isso, foi feita uma análise de cinco gramáticas e de dois livros didáticos para compreender como o assunto é abordado e se há discrepâncias entre os conceitos apresentados pelos autores. Logo em seguida, foi elaborada uma pesquisa piloto que objetivou mensurar a compreensão dessa classificação por estudantes de um curso de especialização em gramática. Como conclusão do estudo, apresenta-se algumas considerações a respeito dos resultados da pesquisa e propõe-se caminhos para uma abordagem mais coerente no ensino desse assunto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Nomenclatura gramatical brasileira | pt_BR |
dc.subject | Predicados | pt_BR |
dc.subject | Verbos | pt_BR |
dc.title | A funcionalidade da classificação dos tipos de predicados para o ensino sa língua portuguesa : um estudo piloto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000919098 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License