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dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Kunrathpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Camila Farias dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:06:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96138pt_BR
dc.description.abstractOs últimos anos marcaram o inicio das transformações urbanas para preparação da Copa do Mundo FIFA (com ocorrência em 2014 no Brasil). Construções de grandes empreendimentos, obras nas vias públicas e privatizações de espaços públicos vêm acontecendo nas capitais brasileiras e, particularmente, em Porto Alegre. Nesse mesmo período, manifestações em defesa do espaço público e da humanização da cidade eclodiram e tomaram as ruas de Porto Alegre. O Brasil foi palco de grandes mobilizações sociais, com diversas inovações nas formas de ação coletiva, que precisam ser identificadas e analisadas. A pesquisa faz parte da (re)inserção dos estudos sobre movimentos sociais no Brasil no debate internacional, que tem no estudo dos repertórios de contestação um tema central e tem como objetivo geral compreender como são geradas as inovações nos repertórios de contestação. Dentre essas manifestações encontra-se o “Largo Vivo”, que teve início em 2011 e segue ocorrendo no Largo Glênio Peres e o “Defesa Pública da Alegria” ocorrido em 4 de outubro de 2012. Uma característica comum a estes eventos é a maneira inovadora pela qual desempenham suas ações. Todos esses eventos contaram com o lúdico como linguagem de expressão pública. Através de diversas formas de manifestação artística e de atividades de caráter festivo, promoveram suas mobilizações, fugindo das formas tradicionais de manifestação. Para responder ao problema que orienta esta pesquisa foram estudadas as performances desenvolvidas nos eventos “Defesa Pública da Alegria” e “Largo Vivo” em Porto Alegre a partir da análise qualitativa. A pesquisa foi realizada, primeiramente, através de uma análise documental no material publicado na Internet a respeito desses eventos. Além da pesquisa documental, foi feita observação direta nos eventos ocorridos nos meses de agosto, setembro e outubro. Por fim, foram entrevistados dois participantes que se envolvem mais ativamente na organização dos eventos analisados, buscando identificar como se deu o processo de criação/difusão de novas performances. A partir da análise de dados e fundamentação teórica propomos que as performances públicas de contestação do “Largo Vivo” e “Defesa Pública da Alegria” são um processo de expressão de uma linguagem específica que se contrapõe ao processo de mercantilização e normalização presente na cidade de Porto Alegre. Essa linguagem se objetiva a partir dos estilos de comunicação advindos das trajetórias pessoais dos participantes, que conformam as performances utilizadas nesse repertório de ocupação do espaço público.pt_BR
dc.description.abstractRecent years have marked the beginning of urban transformations in preparation for the FIFA World Cup ( occurring in 2014 in Brazil ). Construction of large projects, works on public roads and privatization of public spaces have been going on in state capitals, and particularly in Porto Alegre. In the same period, demonstrations in defense of public space and the humanization of the city erupted and took to the streets of Porto Alegre. Brazil was the scene of great social movements with several innovations in the forms of collective action, which need to be identified and analyzed . The research is part of the ( re) integration of studies on social movements in Brazil in the international debate, which has the study of repertoires of contentious a central theme and has the overall objective to understand how innovations are generated in the repertoires of contentious . Among these events is the "Largo Vivo" , which began in 2011 and continues occurring in Glênio Peres and the "Defesa Pública da Alegria" occurred on October 4, 2012 . A common feature of these events is the innovative way in which they perform their actions. All these events had the play as a public expression language. Through various forms of artistic expression and festive activities, they promoted their mobilizations, fleeing from traditional forms of manifestation. To answer the problem that guides this research, it was studied the performances in the events "Defesa Pública da Alegria" and "Largo Vivo" in Porto Alegre from the qualitative analysis were studied . The survey was conducted primarily through the analysis of documentary material published on the Internet about these events. Besides the documentary research, direct observation was made in the events that occurred in the months of August, September and October. Finally, we interviewed two participants who engage more actively in the organization of events analyzed in order to identify how was the process of creation / diffusion of new performances. From the data analysis and theoretical reasoning suggest that public performances challenged the "Largo Vivo" and "Defesa Pública da Alegria" is a process of expression of a specific language that is opposed to the commodification and standardization process in this city Porto Alegre . This language is objectified from communication styles coming from the personal development of the participants who make up the repertoire of performances used in this occupation of public space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepertoire of contentiousen
dc.subjectContestaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.titleDinâmicas da ação coletiva : as inovações nos repertórios de contestação nos eventos Defesa Pública da Alegria e Largo Vivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917486pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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