Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Claudia de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:58Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95959pt_BR
dc.description.abstractO mundo, as pessoas, as formas de se relacionar, de compreender a vida e de estudar estão mudando sempre, porém, especialmente nos últimos anos isto tem acontecido de forma acelerada, o que causa uma corrida pelo aperfeiçoamento e por acompanhar as novas tendências e compreender as novas tecnologias. Estas mudanças estão ligadas ao modo de estudar dos jovens atuais e compreender esta realidade é importante para educadores, buscamos neste estudo, investigar como estas tecnologias estão presentes no cotidiano escolar, como se relacionam com as práticas de estudo de nossos alunos e como estes organizam e o que fazem em seu tempo online. Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Caetano Gonçalves da Silva, jovens com a faixa etária entre onze e dezesseis anos de idade. Buscou-se informações relativas ao tempo de acesso, condições de acesso, horários, sites preferidos, jogos online, redes sociais, e assim traçar um perfil destes jovens, considerados de acordo com a idade, analisando através de gráficos as preferências destes estudantes. Além destas questões, buscou-se saber até que ponto a internet contribui ou interfere nas suas práticas escolares, na realização de seus trabalhos e pesquisas ou não e, também se utilizam a internet para buscar informações culturais, notícias e outros. Percebe-se assim o grande foco destes jovens que é realmente as relações sociais e jogos.pt_BR
dc.description.abstractThe world, people, ways to relate, to understand life and study are always changing, however, especially in recent years this has happened very quickly, causing a rush for improvement and follow new trends and understand new technologies. Having clear that these changes are linked to the mode of study for young people today and understand that this reality is important for educators, this study sought to investigate how these technologies are present at school, how they relate to the practices of our students study and how they organize and what they do in their time online. This study presents the results of a survey of students in the upper grades of elementary school School Caetano da Silva Gonçalves, youth to age between eleven and sixteen years old. We sought information regarding the access time, access conditions, schedules, favorite websites, online games, social networks, and thus to profile these young people, considered according to age, through graphs analyzing the preferences of these students. Besides these issues, we sought to know how the internet helps or interferes with their schooling practices in the conduct of their work and research or not, and also use the internet to seek cultural information, news and more. It is noticed so big focus of these young people who are really social relations and games.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOnlineen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectInterneten
dc.subjectEducationen
dc.titleA internet e a sala de aula : como os alunos da Escola Caetano Gonçalves da Silva usam seu tempo onlinept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912325pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples