O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down
dc.contributor.advisor | Avila, Bárbara Gorziza | pt_BR |
dc.contributor.author | Kosmaliski, Barbara Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T02:03:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95941 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um software livre, nesse estudo foi um elemento imprescindível para viabilizar o processo de desenvolvimento psicológico criando elos de aprendizagens estimulando a curiosidade, provocando o desejo e a busca por respostas, partindo dos conhecimentos prévios do estudante e possibilitando a ampliação de suas concepções afetivas e cognitivas. A análise através da pesquisa qualitativa centrou-se num estudo de caso onde o sujeito estudado é aluno do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alvorada/RS. A metodologia utilizada para este estudo de caso utilizou como ferramenta tecnológica principal o software educacional Gcompris. O processo analítico das possibilidades discorreu das observações e intervenções ocorridas durante sete sessões de estudos no espaço educacional onde o aluno com necessidade educativa especial, neste caso, com Síndrome de Down (SD) está inserido. As contribuições desta pesquisa apontam para a necessidade do sujeito com SD utilizar recursos tecnológicos no âmbito escolar que favoreçam o processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.title | O software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911928 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)