Um ‘olho que pensa’ por dentro do programa mais educação : escrita, fotografia, criações, capturas e passagens
Fecha
2012Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alun ...
A presente pesquisa busca problematizar as questões da escrita no âmbito escolar, voltadas ao Ensino Fundamental, para tanto se vale do uso da fotografia como dispositivo para tensionar e potencializar uma escrita voltada para a vida. Tomando como principal vertente conceitual as noções de cartografias, rizomas, agenciamentos e diferença, encontrados na Filosofia da Diferença. A pesquisa parte das observações realizadas sobre as produções – narrativas textuais e fotográficas realizadas por alunos do I e II Ciclos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre, oriundos das oficinas de letramento e fotografia do Programa Mais Educação. A pesquisa procura compor uma dimensão cartográfica. Análise e observações que afirmam a problemática trabalhada no sentido de efetuar uma linguagem sensível e potente que componha criação, escrita, fotografia e educação. Podemos dizer que a pesquisa se encontra entre três linhas intensivas: potência de vidas estudantis para problematizar a escola e seus processos de ensino-aprendizagem; potência da mídia fotográfica para dizer onde vivem e nos fazer pensar entre as sutilezas do cotidiano escolar e fatos imanentes à vida; e potência da própria escrita como expressão destes encontros. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License