Mostrar el registro sencillo del ítem
Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Klein, Jackson Adriano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T02:03:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95932 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura contextualizar o uso de softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) no meio pedagógico como ferramentas que ampliam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é buscar uma aproximação entre a educação e os meios de comunicação, objetivando desenvolver e melhorar aspectos relacionados como autoria, compartilhamento, autonomia, mediação e interação. Ismar de Oliveira Soares e David Ausubel são os referenciais teóricos que respectivamente destacam a importância de criar ecossistemas comunicativos e a aprendizagem significativa que deve fazer sentido para acontecer. A abordagem é qualitativa e quantitativa através de questionário misto, com perguntas abertas e fechadas direcionadas aos alunos. Foram feitas observações e análise da prática educativa com os softwares acima mencionados. Para tal propósito, utilizamos vídeos do youtube para contextualizar determinado tema, produzimos pequenos programas de rádio utilizando o audacity e tratamos de temas transversais utilizando o photo story. A pesquisa aponta aspectos relevantes como legibilidade, flexibilidade, criatividade, veracidade, e ética nas ações educativas que devem ser levados em conta quando utilizamos as tecnologias de informação. Assim, as tecnologias no meio pedagógico podem auxiliar e permitir aos alunos serem co-autores no processo da aprendizagem. Os resultados obtidos indicam o uso dos softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) podem modificar a prática pedagógica do professor. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Material didático digital | pt_BR |
dc.title | Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914479 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)