Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo
Fecha
2012Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente trabalho procura contextualizar o uso de softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) no meio pedagógico como ferramentas que ampliam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é buscar uma aproximação entre a educação e os meios de comunicação, objetivando desenvolver e melhorar aspectos relacionados como autoria, compartilhamento, autonomia, mediação e interação. Ismar de Oliveira Soares e David Ausubel são os referenciais teóricos que respectivamente destacam ...
O presente trabalho procura contextualizar o uso de softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) no meio pedagógico como ferramentas que ampliam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é buscar uma aproximação entre a educação e os meios de comunicação, objetivando desenvolver e melhorar aspectos relacionados como autoria, compartilhamento, autonomia, mediação e interação. Ismar de Oliveira Soares e David Ausubel são os referenciais teóricos que respectivamente destacam a importância de criar ecossistemas comunicativos e a aprendizagem significativa que deve fazer sentido para acontecer. A abordagem é qualitativa e quantitativa através de questionário misto, com perguntas abertas e fechadas direcionadas aos alunos. Foram feitas observações e análise da prática educativa com os softwares acima mencionados. Para tal propósito, utilizamos vídeos do youtube para contextualizar determinado tema, produzimos pequenos programas de rádio utilizando o audacity e tratamos de temas transversais utilizando o photo story. A pesquisa aponta aspectos relevantes como legibilidade, flexibilidade, criatividade, veracidade, e ética nas ações educativas que devem ser levados em conta quando utilizamos as tecnologias de informação. Assim, as tecnologias no meio pedagógico podem auxiliar e permitir aos alunos serem co-autores no processo da aprendizagem. Os resultados obtidos indicam o uso dos softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) podem modificar a prática pedagógica do professor. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License