Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação ...
O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License