O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso ped ...
Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de aprendizagem inovadora, por isso este trabalho tem por objetivo refletir sobre o contexto em que o professor está inserido na escola hoje, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica. E ainda sobre as mudanças metodológicas que ocorrem durante e após sua formação com o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação, uma vez que se pretende verificar o impacto que um curso como Mídias na Educação causa na prática pedagógica do professor. Logo, não basta ensinar manusear os aparelhos digitais, é necessário fazer com que os alunos possam ser atuantes na construção de seus saberes, podendo desta forma, transformar sua realidade. É fundamental que se configure uma educação, problematizadora que vai além de aprender a leitura e a escrita por si só, mas que seja uma educação que ensina a ler o mundo e lhe possibilita ser autor de sua vida e do meio que a cerca. A pesquisa tem como foco alunos do Curso de Especialização Mídias na Educação - Ciclo Avançado - 2ª edição, através de Questionário online no Google Docs, com questões fechadas sobre a formação, e percepção dos mesmos frente a realidade educacional, A análise dos dados será um aspecto quantitativo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License