A importância da gestão no uso do laboratório de informática no dia a dia da escola : três realidades
Fecha
2012Nivel académico
Especialización
Resumo
A grande maioria das escolas públicas brasileiras já conta com laboratório de informática e a informatização da educação tem sido discutida há bastante tempo na literatura específica. Entretanto sabe-se que há muitos entraves para a plena utilização deste espaço que se pretende inovador. Diante disso este trabalho analisa a realidade de três escolas da rede estadual na cidade de Canoas/RS e o uso que tem sido do LABIN, as possibilidades e limitações sob o ponto de vista de professores e gestore ...
A grande maioria das escolas públicas brasileiras já conta com laboratório de informática e a informatização da educação tem sido discutida há bastante tempo na literatura específica. Entretanto sabe-se que há muitos entraves para a plena utilização deste espaço que se pretende inovador. Diante disso este trabalho analisa a realidade de três escolas da rede estadual na cidade de Canoas/RS e o uso que tem sido do LABIN, as possibilidades e limitações sob o ponto de vista de professores e gestores. A gestão destas escolas com relação à inserção das novas tecnologias no fazer diário e seu papel na plena utilização deste espaço pelos professores também estão no foco desta pesquisa. Para a efetivação do estudo foram realizados questionários para professores e gestores a fim de identificar a realidade de cada escola com relação ao LABIN. De posse desses dados as evidências revelaram carências básicas ainda, fazendo com o que estejam as escolas estaduais ainda distantes do que diz a teoria sobre a inserção da tecnologia informática na educação. Finaliza-se com uma análise crítica bem como sugestões para algumas situações descritas com relação à gestão e uso pedagógico do LABIN. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License