A importância da gestão no uso do laboratório de informática no dia a dia da escola : três realidades
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
A grande maioria das escolas públicas brasileiras já conta com laboratório de informática e a informatização da educação tem sido discutida há bastante tempo na literatura específica. Entretanto sabe-se que há muitos entraves para a plena utilização deste espaço que se pretende inovador. Diante disso este trabalho analisa a realidade de três escolas da rede estadual na cidade de Canoas/RS e o uso que tem sido do LABIN, as possibilidades e limitações sob o ponto de vista de professores e gestore ...
A grande maioria das escolas públicas brasileiras já conta com laboratório de informática e a informatização da educação tem sido discutida há bastante tempo na literatura específica. Entretanto sabe-se que há muitos entraves para a plena utilização deste espaço que se pretende inovador. Diante disso este trabalho analisa a realidade de três escolas da rede estadual na cidade de Canoas/RS e o uso que tem sido do LABIN, as possibilidades e limitações sob o ponto de vista de professores e gestores. A gestão destas escolas com relação à inserção das novas tecnologias no fazer diário e seu papel na plena utilização deste espaço pelos professores também estão no foco desta pesquisa. Para a efetivação do estudo foram realizados questionários para professores e gestores a fim de identificar a realidade de cada escola com relação ao LABIN. De posse desses dados as evidências revelaram carências básicas ainda, fazendo com o que estejam as escolas estaduais ainda distantes do que diz a teoria sobre a inserção da tecnologia informática na educação. Finaliza-se com uma análise crítica bem como sugestões para algumas situações descritas com relação à gestão e uso pedagógico do LABIN. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License