Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Quadros, Iglete Inês Kasper de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-31T02:07:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95868 | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of technology is growing increasingly in schools. And I need that school fits with the times and get ready to meet your student about to facilitate their integration in the context of digital technologies. The teacher if it is instrumentalized to guide the student in finding information and building knowledge. Understand the importance of using the LI for learning is the main focus of this pesquisa.Com the help of questionnaire and data collection was possible to map the teachers' conceptions about learning as well as the contribution of the use of LI for this to occur. The paper was founded by several authors on conceptions of learning, using as a basis the genetic epistemology of Jean Piaget. The teachers surveyed demonstrated the need to understand and use the contributions that the use of LI brings to student learning as well as the importance of mediation teacher so there is construction of knowledge. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Computer lab | en |
dc.subject | Laboratório de informática | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical mediation | en |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Knowledge construction | en |
dc.title | Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914388 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)