Tecnologias assistivas e inclusão: expectativas pais e professores
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Esta monografia aborda as tecnologias assistivas e a inclusão social/educacional. Mais concretamente, as expectativas que pais e professores de alunos com necessidade especiais têm sobre a apropriação dessas tecnologias e possível impacto na sua inclusão. Esses sujeitos participam de um projeto intitulado A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva. No decorrer do trabalho são desenvolvidos referenciais teóricos sobre o conceito de inclusão, a legislação, a história das PNEs, relações entre os ...
Esta monografia aborda as tecnologias assistivas e a inclusão social/educacional. Mais concretamente, as expectativas que pais e professores de alunos com necessidade especiais têm sobre a apropriação dessas tecnologias e possível impacto na sua inclusão. Esses sujeitos participam de um projeto intitulado A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva. No decorrer do trabalho são desenvolvidos referenciais teóricos sobre o conceito de inclusão, a legislação, a história das PNEs, relações entre os alunos à escola e a família e tecnologias assistivas. Foi desenvolvida uma metodologia estudo de caso, que consiste numa pesquisa qualitativa, envolvendo coleta de dados através de entrevistas e questionários. Os resultados apontaram que os pais/mães e professores estão em sintonia com o Projeto “A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva”, deixando claro que através das tecnologias não existe soluções mágicas para os problemas, que é um processo que deve ser constantemente sendo analisado para suprir as necessidades das PNEs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License