Tecnologias assistivas e inclusão: expectativas pais e professores
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta monografia aborda as tecnologias assistivas e a inclusão social/educacional. Mais concretamente, as expectativas que pais e professores de alunos com necessidade especiais têm sobre a apropriação dessas tecnologias e possível impacto na sua inclusão. Esses sujeitos participam de um projeto intitulado A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva. No decorrer do trabalho são desenvolvidos referenciais teóricos sobre o conceito de inclusão, a legislação, a história das PNEs, relações entre os ...
Esta monografia aborda as tecnologias assistivas e a inclusão social/educacional. Mais concretamente, as expectativas que pais e professores de alunos com necessidade especiais têm sobre a apropriação dessas tecnologias e possível impacto na sua inclusão. Esses sujeitos participam de um projeto intitulado A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva. No decorrer do trabalho são desenvolvidos referenciais teóricos sobre o conceito de inclusão, a legislação, a história das PNEs, relações entre os alunos à escola e a família e tecnologias assistivas. Foi desenvolvida uma metodologia estudo de caso, que consiste numa pesquisa qualitativa, envolvendo coleta de dados através de entrevistas e questionários. Os resultados apontaram que os pais/mães e professores estão em sintonia com o Projeto “A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva”, deixando claro que através das tecnologias não existe soluções mágicas para os problemas, que é um processo que deve ser constantemente sendo analisado para suprir as necessidades das PNEs. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License