O software educacional Etoys na aprendizagem matemática
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Dados apresentados por avaliações como o PISA, Inep e Saeb apontam que o ensino da matemática ainda é um desafio para os professores. Neste trabalho, defende-se que a motivação é um componente fundamental no processo de ensino aprendizagem e que o uso do software educacional pode ser uma importante forma de ensinar e motivar os alunos. Dentre os softwares disponíveis, optou-se pelo uso do Etoys por ser um software educacional que apresenta facilidades na elaboração da linguagem de programação e ...
Dados apresentados por avaliações como o PISA, Inep e Saeb apontam que o ensino da matemática ainda é um desafio para os professores. Neste trabalho, defende-se que a motivação é um componente fundamental no processo de ensino aprendizagem e que o uso do software educacional pode ser uma importante forma de ensinar e motivar os alunos. Dentre os softwares disponíveis, optou-se pelo uso do Etoys por ser um software educacional que apresenta facilidades na elaboração da linguagem de programação e oferece possibilidade de produção de projetos que envolvem conteúdos pelo educando. A pesquisa foi feita com alunos do primeiro ano do ensino médio politécnico, durante as aulas de matemática e física, que desenvolveram um projeto utilizando o software. Os resultados mostraram que os educandos aprenderam de forma divertida e apresentaram facilidade na utilização do Software Educacional Etoys, auxiliando e oportunizando novos conhecimentos. Os pesquisados interagiram entre si e motivaram-se para melhor produzirem aprendizagens significativas, ou seja, mediados pela ação do professor apropriaram-se de conceitos matemáticos através da própria elaboração do projeto unindo a teoria a ludicidade. Através do uso do Software Educacional Etoys, educadores e educandos encontram uma forma de mudar o contexto escolar trazendo um novo olhar na conduta de ensinar e aprender de matemática e física. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License