Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoresco, Silvia Ferreto da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Denise Wolffenbüttelpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95850pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia relata o desenvolvimento do Projeto MundBIS em um Colégio Estadual de Ensino Médio e Fundamental, durante o ano de 2011. O objetivo do projeto é simular uma Assembléia das Nações Unidas, que busca construir um documento consensual visando a redução das emissões de CO2 no meio ambiente. Busca-se verificar as contribuições das mídias no processo de ensino e aprendizagem, e seu papel no desenvolvimento do projeto. Neste sentido, fez-se um breve relato sobre o Protocolo de Kyoto e as questões ambientais relacionadas a ele. Relatou-se as abordagens e atividades interdisciplinares, e como as mídias foram utilizadas e sua contribuição no processo de construção de conhecimentos. Os dados foram coletados durante e após a realização do projeto, seja através da análise das atividades realizadas, da observação da participação dos alunos, da análise e tabulação da avaliação realizada pelos alunos para esta finalidade. Também foram analisadas as falas de professoras que participaram, colhidas através de entrevistas. Realizou-se uma investigação de natureza aplicada, conforme uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos técnicos do tipo estudo de caso. Como resultado deste estudo foi possível constatar que o Projeto MundBis contribuiu no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Os alunos desenvolveram conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Verificou-se a importância da afetividade no desenvolvimento do projeto. A relação aluno-professor se fortalece através do uso da internet.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.titleMundBIS : um projeto educacional construído através das mídiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913677pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples