Tecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografia
View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e ...
No contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema. ...
Abstract
In the context of today's world, it is necessary for teachers to rethink their pedagogical practices in the process of teaching. In such a context, the use of Information Technology and Communication can improve the teaching - learning process, making Geography classes more dynamics and appropriate to the student's reality, considering that digital technologies are already present in the student's everyday life. This paper seeks, through various authors' reflection and position, identify the im ...
In the context of today's world, it is necessary for teachers to rethink their pedagogical practices in the process of teaching. In such a context, the use of Information Technology and Communication can improve the teaching - learning process, making Geography classes more dynamics and appropriate to the student's reality, considering that digital technologies are already present in the student's everyday life. This paper seeks, through various authors' reflection and position, identify the importance of Information Technologies and Communication in the Geography teaching. Initially, we broached the use of educational technologies highlighting the concept of technology and the emergence of Information Technology and Communication. Then we discuss the teacher's role in the face of Information Technplogy and Communication, highlighting the references on the National Curriculum Parameter form, supporting the use of new technological tools in teaching. Continuing, we present reflections about the geographical knowledge construction with Information Technology and Communication. Some commercial free softwares destinated for teaching Geography in the classroom were selected by searching the Internet. We concluded this paper by presenting some final considerations on the subject. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License