Uma proposta de apoio ao letramento com o auxílio do software Tux Paint
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A presente monografia apresenta o estudo de caso realizado com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado com a utilização do software educacional Tux Paint, do Linux Educacional, no qual os alunos criaram histórias em quadrinhos auxiliando no processo de letramento, com isso, desenvolvendo a estrita e a leitura. Após a análise do estudo de caso realizado foram selecionados, com a ajuda da professo ...
A presente monografia apresenta o estudo de caso realizado com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado com a utilização do software educacional Tux Paint, do Linux Educacional, no qual os alunos criaram histórias em quadrinhos auxiliando no processo de letramento, com isso, desenvolvendo a estrita e a leitura. Após a análise do estudo de caso realizado foram selecionados, com a ajuda da professora titular da turma, quatro alunos que onde foram analisadas as suas atividades desenvolvidas. Foram selecionados dois alunos com bom desempenho escolar e outros dois com dificuldade de aprendizagem na construção e elaboração de textos. Após a análise das histórias criadas pode-se notar o empenho e dedicação da maioria dos alunos na realização da atividade proposta, sendo que acredita-se que toda ferramenta educacional que possa auxiliar no processo de letramento infantil é bem vinda para complementar o que é trabalhado em sala de aula. Com isso, busca-se compreender como um software pode apoiar o processo de letramento de crianças já alfabetizadas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License