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dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorPizarro, Estela Maria Bellolipt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:06:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95839pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é uma pesquisa qualitativa que objetiva demonstrar a importância dos jogos digitais no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos ou pelos menos, grande parte de seus alunos saiam do primeiro ano atingindo as expectativas e objetivos propostos. A referida pesquisa, realizada na modalidade de estudo de caso, demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização. Inicialmente, apresenta a definição de alfabetização, pontuando os cinco níveis no processo da aquisição da escrita. Dando continuidade, apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TICS podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais, acostumados a conviver com as novas tecnologias e fazer uso destas. Para tanto, faz-se necessário que escolas e principalmente professores, repensem sua prática pedagógica, para que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como auxiliares no processo de alfabetização. Apresenta os relatos da experiência com três alunos no laboratório de informática onde utilizamos os jogos digitais como apoio ao processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph is a qualitative research that aims to demonstrate the importance of digital games in the literacy process. There are numerous methods of literacy, where each teacher seeks to use them in a way that all or at least, most of the students leave the first year reaching the expectations and goals. That survey, conducted in the form of case study demonstrates throughout the chapters the importance of digital games as an aid in the literacy process. Initially, presents the definition of literacy, scoring five levels in the process of writing acquisition. Continuing, presents a brief reflection on the impact that ICT can have in schools today, as our students are digital natives, accustomed to live with the new technology and make use of these. Therefore, it is necessary that schools and especially teachers rethink their teaching practice so that they can meet this new student. It also presents the importance of digital games, the playful as auxiliaries in the literacy process. It presents the stories of experience with three students in the computer lab where we use digital games to support the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGamesen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectDigitalen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleJogo digital : um auxílio no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913828pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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