O uso do facebook no ensino da matemática
View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar sua ...
Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades no estudo de matemática. A partir disso, decidi identificar quais as formas que os alunos utilizam esse ambiente, e diante disso, elencar as situações que buscam essa comunidade de aprendizagem, com qual finalidade e o que resulta segundo a visão deles, para aprimorar suas formas de estudo. Neste grupo os alunos tinham a oportunidade de interagir tirando dúvidas e trocando ideias, além de visualizar materiais com recursos atrativos com som, imagem e movimentos. O método de investigação foi a pesquisa quantiqualitativa através da aplicação de 44 questionários ( ver apêndice) aos alunos da Escola de Ensino Fundamental em São Jerônimo. A análise dos questionários( ver apêndice) permitiu verificar que os alunos têm buscado essa comunidade para tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos ministrados em sala de aula e que a mesma está contribuindo para eles se interessarem mais nas aulas presenciais. Ao serem questionados muitos alunos disseram ter tido mais facilidade com o conteúdo após a utilização dos recursos disponíveis no ambiente. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License