Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvila, Bárbara Gorzizapt_BR
dc.contributor.authorMallmann, Ilse Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:08Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95763pt_BR
dc.description.abstractNo atual contexto sócio, econômico e cultural, e com todos os avanços tecnológicos e funcionais existentes, percebe-se que muitos indivíduos alfabetizados apresentam sérias dificuldades para entenderem o que estão lendo, ou ainda não possuem o hábito de ler com frequência. Este fato se explica pela seguinte ideia: a alfabetização pode estar acontecendo em sua generalidade, porém, o letramento não está acompanhando o processo de decodificar os códigos escritos e falados. A partir das ideias acima exposta, o presente estudo objetivou promover o letramento com a utilização de histórias interativas, de modo a favorecer a construção de uma aprendizagem significativa, tendo como sujeitos, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Também buscou contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem através do uso do computador, além de verificar em que medida a tecnologia pode aperfeiçoar a relação entre professor e aluno, e tecnologia e aprendizagem. Tal estudo buscou analisar a contribuição do uso do computador para a construção do processo de letramento, levando-nos a reconhecer novas metodologias que, aplicadas à educação e ao processo de alfabetização, possam favorecer o aprimoramento didático do docente.pt_BR
dc.description.abstractIn the current social, economic and cultural environment, and with all the technological advances and existing functional, it is clear that many literate individuals have serious difficulties to understand what they are reading, or do not have the habit of reading regularly. This fact is explained by the following idea: literacy may be happening in their generality, however, literacy is not following the process of decoding the codes written and spoken. From the ideas outlined above, this study aimed to promote literacy through the use of interactive stories, in order to promote the construction of meaningful learning, with the subject of this, students of 2nd year of elementary school. Also sought to contribute to the development of a process of teaching and learning through the use of the computer, and verify that the measure of technology can improve the relationship between teacher and student, and technology and learning. Such study investigates the contribution of computer use to build the literacy process, leading us to recognize new methodologies applied to education and literacy process, may favor the improvement of the teaching faculty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectLearningen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO uso de softwares como ferramenta de apoio ao letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localCerro Largo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples