WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho destina-se a investigar a viabilização da autoria em pesquisa interativa, a partir do uso da WebQuest – WQ, abordando o conteúdo Frequência Cardíaca pertencente à grade curricular da disciplina de Educação Física. Para tal, foi criada uma WQ, tematizando o referido conteúdo, composta por 5 tarefas, que possibilitaram espaços de pesquisa interativa e produção autoral em sites indicados, com recursos textuais e multimídia. Os sujeitos de pesquisa são alunos de uma turma da oit ...
O presente trabalho destina-se a investigar a viabilização da autoria em pesquisa interativa, a partir do uso da WebQuest – WQ, abordando o conteúdo Frequência Cardíaca pertencente à grade curricular da disciplina de Educação Física. Para tal, foi criada uma WQ, tematizando o referido conteúdo, composta por 5 tarefas, que possibilitaram espaços de pesquisa interativa e produção autoral em sites indicados, com recursos textuais e multimídia. Os sujeitos de pesquisa são alunos de uma turma da oitava série do ensino fundamental de escola pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa com o foco em estudo de caso. Os resultados da investigação responderam para além da indagação desta pesquisa. A pesquisa interativa e a constituição da autoria foram validadas e o impulsionador deste processo foi a motivação para aprender. Outro resultado apontado pela pesquisa foi que as inovações tecnológicas não subsituem o professor, visto que os alunos precisam de uma referência real para lidar com as questões emocionais que permeiam o processo de construção do conhecimento. Portanto, as políticas públicas voltadas para a educação brasileira precisam potencializar seus professores para que invistam na formatação de um ambiente de aprendizagem contextualizado, interativo, divertido e producente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License