Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBitencourt, Jossiane Boyenpt_BR
dc.contributor.authorWeber, Jessicapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:01Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95752pt_BR
dc.description.abstractA televisão é um dos meios de comunicação de massa mais presente na vida das pessoas atualmente. É através deste meio que a maioria da população tem acesso às informações, consegue se interar do que acontece no mundo além de servir de entretenimento. Para as crianças este meio é ainda mais presente, pois quando não estão na escola, passam parte deste tempo na frente da telinha e dentre os programas que assistem o que desperta maior interesse são os desenhos animados. Esta programação tão prazerosa na concepção dos alunos pode ser utilizada na sala de aula para que o processo de ensino e aprendizagem seja ainda mais interessante. Para tanto, existem vários tipos de desenhos animados. Alguns são educativos e outros violentos, pois trazem lutas entre os personagens, mas episódios de todos os tipos podem contribuir se o trabalho a ser desenvolvido estiver pautado em um bom planejamento. O trabalho pretendeu investigar, através de entrevistas com as crianças e questionários enviados aos pais, o papel dos adultos frente ao que as crianças assistem, isto é, se eles acompanham e impõe limites na programação bem como identificar que tipo de influência os desenhos animados tem sobre o público infantil. Pode-se perceber que os pais que participaram desta pesquisa não permitem que os seus filhos assistam qualquer programa na televisão, procuram supervisionar o que eles assistem e acreditam que a maioria dos desenhos animados que as crianças vêem na televisão são educativos.pt_BR
dc.description.abstractThe television is the mean of mass communication more present in people's lives nowadays. It's through this mean that most of the population has access to information, manages to know what happens in the world besides working as an entertainment way. For children this mean is even more present because when they're not at school, they spend part of this time in the front of the small screen and among the programs they watch what awakes more interest are the cartoons. This television schedule so pleasurable in the conception of the students can be used in the classroom for the teaching and learning process gets much more interesting. On the other hand, there are several types of cartoons. Some of them are educational and others are violent because they carry fights among the characters, but all the kinds of episodes can help if the proposed job is ruled in a good planning. The job intended to investigate, through interviews with children and questionnaires sent to parents, the role of adults in front of what children watch, if they follow and impose limits on the schedule as well identify what kind of influence the cartoons have on children audience. It can be noted that parents who participated in this research didn't allow their children to watch any television program, seeking for supervise what they watch and believe that most of the cartoons that children watch on televison are educational.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectCartoonsen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.titleOs desenhos animados enriquecendo as aulas na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914780pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples