Uso do computador na educação infantil : análise do uso de jogos educacionais computadorizados
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2012Advisor
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho é constituído por uma análise sobre o uso dos jogos educacionais computadorizados na educação infantil e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando escritos de Piaget (1975), Tarouco et al (2004), Fagundes (2010), Passerino (2002), entre outros. A partir destas leituras, percebeu-se que os jogos influenciam não somente no aprendizado, mas também fazem com que as crianças se aproprie ...
Este trabalho é constituído por uma análise sobre o uso dos jogos educacionais computadorizados na educação infantil e a importância do jogo no processo ensino-aprendizagem. Para a realização deste trabalho, foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando escritos de Piaget (1975), Tarouco et al (2004), Fagundes (2010), Passerino (2002), entre outros. A partir destas leituras, percebeu-se que os jogos influenciam não somente no aprendizado, mas também fazem com que as crianças se apropriem de regras indispensáveis para o convívio social. Além dos estudos foram utilizados dados colhidos por meio de um questionário com questões abertas e fechadas aplicado com vinte profissionais da educação infantil do Município de Campo Bom, no estado do Rio Grande do Sul. Através da relação entre a análise dos dados e da revisão teórica realizada pôde-se perceber que o jogo traz importantes contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo. Os jogos computadorizados, por sua vez, são elaborados para divertir os alunos e, com isto, prender sua atenção, o que auxilia no aprendizado de conceitos, conteúdos e habilidades embutidos nos jogos, pois, estimulam a autoaprendizagem, a descoberta, despertam a curiosidade, incorporam a fantasia e o desafio. Constatou-se também que, o jogo pode ser entendido como uma atividade de vital importância para o desenvolvimento das crianças, permitindo que elas interajam, construam juntas as realidades vividas ou os objetos que passarão a fazer parte de sua trajetória e do seu mundo. Com esta pesquisa, deseja-se contribuir na formação de uma nova postura dos educadores em relação aos jogos educacionais computadorizados. Comprovou-se também que utilizar novos recursos didáticos é fundamental, neste momento em que a educação passa por transformações. Destacar o lúdico como maneira de contribuir para motivar os alunos a buscar, construirem novos conhecimentos e trabalharem de uma forma cooperativa desperta a vontade de aprender do aluno preparando-o para ser um cidadão atuante na sociedade em que está inserido. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
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Humanities (1949)
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