Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff dopt_BR
dc.contributor.authorKlein, Marcia Helena Periuspt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95680pt_BR
dc.description.abstractConsiderando as constantes transformações que assolam a nossa sociedade, grande parte delas devido às tecnologias, o contexto educacional é diretamente afetado pela presença de novas maneiras de se reproduzir as informações, transformando-as em aprendizagem. Para tanto, é preciso que os educadores utilizem as tecnologias disponíveis como facilitadoras do processo de ensino. O presente trabalho aborda o tema “O uso das tecnologias da informação nos anos iniciais da Educação Básica”, tendo como objetivo geral avaliar a contribuição das tecnologias da informação para os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto foi realizada uma prática com a utilização de tecnologias com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio de jogos online, a fim de estruturar a pesquisa propriamente dita. Realizou-se consultas literárias a fim de buscar embasamento teórico necessário para a articulação da metodologia, sendo esta qualitativa e quantitativa. Após a implementação da prática e análise dos resultados pode-se perceber que as tecnologias da informação, quando utilizadas, adequadamente, em favor dos processos de ensino e aprendizagem, podem agir como ferramentas poderosas em favor da construção do conhecimento matemático, assim como, do processo de alfabetização – leitura e escrita, nos anos iniciais da Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the constant changes that plague our society, most of them due to technology, the educational context is directly affected by the presence of new ways to reproduce the information, turning them into learning. Therefore, it is necessary that educators use the available technologies as facilitators of the learning process. This paper discusses the theme "The use of information technology in the early years of Basic Education", aimed at evaluating the contribution of information technology to the processes of teaching and learning. Therefore we performed a practice with the use of technology with students in the 4th year of elementary school, through online games in order to structure the research itself. Held consultations to seek literary necessary theoretical framework for the articulation of the methodology, which is qualitative and quantitative. After the implementation of the practice and analysis of the results can be seen that information technologies, when used properly, in favor of teaching and learning, can act as powerful tools in favor of the construction of mathematical knowledge, as well as the process of alphabetization - reading and writing in the early years of basic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectInformationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEducationalen
dc.titleO uso de tecnologias da informação nos anos iniciais da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916987pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localCerro Largo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples