A utilização do jornal como um importante recurso pedagógico nas escolas
Fecha
2012Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente trabalho envolve uma Produção Editorial Impressa com embasamento teórico, compreende a maneira como algumas escolas trabalham com o jornal, bem como o público escolar que utiliza essa metodologia e as mudanças provocadas pela utilização da mesma. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas a partir de notícias publicadas nos jornais, analisa os conceitos permeados nas diversas áreas do conhecimento e estimula a atividade crítica frente aos problemas mostrados nos jornais, numa fo ...
O presente trabalho envolve uma Produção Editorial Impressa com embasamento teórico, compreende a maneira como algumas escolas trabalham com o jornal, bem como o público escolar que utiliza essa metodologia e as mudanças provocadas pela utilização da mesma. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas a partir de notícias publicadas nos jornais, analisa os conceitos permeados nas diversas áreas do conhecimento e estimula a atividade crítica frente aos problemas mostrados nos jornais, numa forma de apresentação do trabalho dos professores que utilizam esta técnica em sala de aula. O embasamento teórico engloba a Educação para a Comunicação, o Jornal como Ferramenta Pedagógica e o Jornal Escolar, visto que estas atividades são essenciais para a formação da identidade, da inteligência e da personalidade do aluno, além de constituírem as bases para a aquisição da escrita e posteriormente da construção de texto como um instrumento cultural complexo. O trabalho também contém os resultados obtidos na pesquisa realizada com algumas escolas sobre a utilização do jornal no ambiente escolar. Estes resultados demonstram que grande parte dos professores das escolas que responderam o questionário utiliza o jornal na escola e obtêm o apoio da supervisão pedagógica e a aceitação dos alunos, pois estes notam melhoras na aprendizagem após utilizarem essa mídia na educação. ...
Abstract
This work involves an Editorial Production Printed theoretical background, understands the way some schools work with the newspaper as well as the public school that uses this methodology and the changes caused by the use of the same. Moreover, highlights the activities developed from reports in newspapers, examines the concepts permeated the various areas of knowledge and stimulates critical activity of the problems shown in the papers, a presentation of the work of teachers who use this techn ...
This work involves an Editorial Production Printed theoretical background, understands the way some schools work with the newspaper as well as the public school that uses this methodology and the changes caused by the use of the same. Moreover, highlights the activities developed from reports in newspapers, examines the concepts permeated the various areas of knowledge and stimulates critical activity of the problems shown in the papers, a presentation of the work of teachers who use this technique in the classroom. The theoretical framework includes the Education for Communication, the Journal as a Tool Teaching and School Journal, since these activities are essential to the formation of identity, intelligence and personality of the student, as well as being the basis for the acquisition of writing and Subsequent construction of text as a cultural complex instrument. The paper also contains the results obtained in the survey of some schools on the use of the newspaper in the school environment. These results demonstrate that most school teachers who answered the questionnaire using the newspaper in school and get the support and acceptance of supervision of students, as they notice improvements in learning after using this media in education. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License