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dc.contributor.advisorNunes, Cintiapt_BR
dc.contributor.authorCalegari, Lisete Hoffpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95659pt_BR
dc.description.abstractA necessidade de criar ambientes informatizados nas escolas públicas vem tornando-se indispensável. Por isso, em 2009, foi criado pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Educação, o Projeto Sala de Aula Digital, implantado em escolas públicas estaduais. Esta pesquisa estuda acerca da utilização da sala de aula digital em uma escola pública estadual de ensino fundamental na cidade de Guaíba-RS. Tem como objetivo conhecer como é constituída e o funcionamento real de uma sala de aula digital, identificando sua utilização pedagógica pelos professores, analisando o grau de satisfação dos alunos. Foram realizadas pesquisas quali-quantitativas com dez professores regentes de classe e cinquenta alunos escolhidos aleatoriamente, com idades entre sete e quatorze anos. Tanto os alunos quanto os professores pesquisados responderam sobre a importância do uso do computador, assim como analisaram as instalações e o ambiente da sala digital. Os dados obtidos dos professores e alunos foram cruzados entre si e analisados, revelando que a sala de aula digital não é utilizada em todo seu potencial em virtude da falta de capacitação específica da maioria dos professores, número reduzido de máquinas disponíveis e dificuldade de manutenção dos equipamentos. Essas dificuldades precisam ser revistas, para melhorar o aproveitamento pedagógico das salas digitais tanto pelos professores quanto pelos alunos, revertendo em fatores positivos no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe necessity of create computerizes environments in public schools has become indispensable. Therefore, in 2009, was created by the State of Rio Grande Do Sul, through the Educational State Department, the Digital Classroom Project, implemented in state public schools. This research studies a case of harnessing a digital classroom in a public elementary school in the city of Guaíba-RS. Aims to know how a digital classroom is constituted and it's real functioning, identifying their educational use by teachers, analyzing the satisfaction of students. Were conducted qualitative and quantitative research with ten teachers regents of class and fifty randomly chosen students, aged between seven and fourteen years old. Both students and teachers surveyed answered about the importance of computer use, as well as analyzed the facilities and environment of the digital room. Data obtained from teachers and students were crossed between each other and analyzed, revealing that the digital classroom is not used in its full potential because of the lack of specific training of most teachers, poor maintenance of equipment and the reduced number of disponible machines. These difficulties need to be revised to improve the pedagogical use of digital rooms by teachers and students, reversing in positive factors in the process of teaching and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital classroomen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComputersen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.titleSala de aula digital : possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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