Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lidiane Cavalheiro dept_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95656pt_BR
dc.description.abstractO tema bullying, proposto neste estudo está amplamente sendo discutido e faz parte dos debates atuais, principalmente na área escolar. As escolas à cada dia estão encontrando novos desafios, e diante disso sentem a necessidade de modificações em todo o seu contexto escolar. Muito se tem falado em bullying, mas o fato, é que existe uma outra maneira de se praticar o bullying sem ser exposto a identidade do praticante, que é o caso do bullying virtual ou cyberbullying onde o praticante realiza as agressões, os insultos, através de mensagens difamatórias ou ameaçadoras através dos meios eletrônicos, das diferentes tecnologias que estão à disposição de nossos jovens em grande parte nos lugares que ele frequenta. O estudo tenta analisar, interpretar e compreender as repercussões nos conceitos daqueles que são participantes de redes sociais, acerca do bullying virtual, através de suas respostas, as quais possibilitarão a leitura dos sentimentos dos alunos diante das dificuldades, desafios, superações, ações e experiências diante do bullying virtual. A pesquisa é de caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso e os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram questionários com perguntas semiabertas. A análise dos dados demonstrou que os jovens participantes da pesquisa, todos eles, tem acesso e utilizam algum tipo de rede social, o número de vítimas de “bullying virtual” entre os participantes, felizmente, ainda é baixo, se comparado ao número dos participantes da pesquisa que são praticantes de “bullying virtual” que é o dobro do número de vítimas, o número dos participantes que são espectadores é bastante relativo, ou seja, são os que identificam as ações de “bullying virtual” em suas redes mas nada fazem, para tentar modificar esta situação. Não há como negar que os avanços tecnológicos contribuíram muito para o surgimento desse novo fenômeno, com isso, é preciso que todos estejam atentos ao uso correto desses meios virtuais, precisamos despertar em nossos jovens uma consciência crítica para que eles mesmo saibam avaliar suas atitudes, priorizando sempre o respeito pelo outro, de forma que antes de agir, causando algum mal, ele possa refletir sobre o que sua atitude poderá causar aos seus semelhantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleRedes sociais e bullying virtual : um estudo de caso com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem