Formação de professores para o uso do computador e dos softwares educativos na educação do campo
dc.contributor.advisor | Favaretto, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | Sulzbach, Liane Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T02:04:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95655 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar e compreender sobre a formação dos professores que atuam nas Escolas do campo fazendo uso do computador e das tecnologias multimídia. O campo em sua estrutura, sempre foi considerado o local de produção de alimentos, onde as políticas, econômicas, sociais e culturais, nunca foram bem definidas. Assim também a Educação no Campo ao longo da história, não teve um plano nacional próprio e esteve sempre sendo orientada dentro de um plano nacional único e não diferenciado, específico para o campo. A história nos mostra que já tivemos Cursos e Escolas para a formação de professores na Educação do campo, com qualidade pedagógica e tecnológica, como é o caso das Escolas Normais Rurais. As Escolas Estaduais do Campo com infraestrutura defasada foram perdendo credibilidade, com redução considerável de alunos e o fechamento das mesmas, com 62% de Escolas Estaduais Rurais fechadas nestes últimos 5 anos. Os dados mostram que é necessário e urgente a qualificação dos espaços, com a formação de professores para a utilização das novas tecnologias e a requalificação do projeto-político pedagógico contextualizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate and understand the training of teachers working in schools field making use of the computer and multimedia technologies. The field in its structure, has always been regarded as the place of food production, where the political, economic, social and cultural rights were never clearly defined. So also in the Education Field throughout history, has not had a national plan itself and was always being driven within a single national plan and not differentiated, specific to the field. History shows us that we have had Courses and Schools for teacher training in the field of Education, with teaching quality and technology, such as the Rural Normal Schools. The State of the Field Schools with outdated infrastructure were losing credibility, with considerable reduction of students and closing the same, with 62% of State Rural Schools closed in the last 5 years. The data show that it is necessary and urgent to qualify spaces with teacher training for the use of new technologies and upgrading the political and pedagogical project contextualized. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Training teacher | en |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para o uso do computador e dos softwares educativos na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000915852 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)