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dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff dopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Leni Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-29T02:04:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95653pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo sobre a crescente influência das chamadas “novas tecnologias” no contexto da educação pública brasileira, consideradas sob a ótica da manifestação, naquele ambiente, de novas perspectivas pedagógicas focadas no estímulo à aquisição, pelos alunos, de competências que os habilitem a participar, ativamente, da “Sociedade do Conhecimento”. Partindo de uma revisão da literatura acerca da temática (a qual discute, também, o impacto de tais mudanças sobre a gestão democrática da escola e a emergência da cultura popular nesse mesmo contexto) descreve as principais práticas associadas ao emprego das “novas tecnologias” no contexto de algumas escolas da rede estadual de ensino de Rio Pardo)RS, concluindo que, além de deficiências de infra-estrutura que influem no processo de informatização daquelas unidades de ensino, subsistem carências de pessoal habilitado e de planejamento pedagógico capazes de permitir a conquista de novos patamares de apropriação desses recursos na prática de sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses on the growing influence of so-called "new technologies" in the context of public education in Brazil, considered from the perspective of the manifestation, in that environment, new pedagogical perspectives focused on stimulating the acquisition by students of powers enabling to participate actively in the "Knowledge Society". Based on a literature review on the topic (which also discusses the impact of such changes on the democratic management of the school and the emergence of popular culture in that context) describes key practices associated with the use of "new technologies" in the context schools from state schools of Rio Pardo, RS, concluding that, in addition to infrastructure deficiencies that influence the process of computerization of those teaching units, there are shortages of skilled staff and planning pedagogical able to permit the conquest of new levels of ownership of these resources in classroom practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subject"New Technologies” in educationen
dc.subjectGestão da escolapt_BR
dc.subjectDemocratic management of the schoolen
dc.subjectPopular cultureen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.title“Novas tecnologias” na escola pública, gestão democrática e cultura popularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915482pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localSão Francisco De Paula, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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