Rádio : instrumento potencializador do processo de aprender e ensinar a jovens privados de liberdade
dc.contributor.advisor | Morais, Carlos Tadeu Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Siqueira, Márcia de Fátima Schardong | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T02:04:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95651 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a mostrar possibilidades do uso de rádio como instrumento pedagógico. E de sobremaneira o desafio para a implementação de uma rádio-corredor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pasqualini que possui seu corpo discente composto por jovens privados de liberdade, por serem autores de ato infracional. E cumprem medidas socioeducativas em regime de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo-FASE/RS. O embasamento teórico para dar suporte a este estudo transitou entre os teóricos educacionais sobre crianças e jovens em situação de rua, Legislação vigente, Programa de atendimento socioeducativo bem como o uso de mídias e tecnologias com ênfase na mídia rádio e o uso educativo. A metodologia empregada parte de análise bibliográfica a cerca da temática, além de fazer uma pesquisa exploratória com os atores que protagonizam este estudo em experimentações radifônicas. Buscou-se ouvir suas dúvidas, e questionamentos ou avanços. Este estudo é de caráter qualitativo. Em todas as etapas avaliação constante do processo com os envolvidos. Seja em reunião, conversa e questionário. Este estudo apresenta resultado satisfatório quanto ao uso em experimentações radiofônicas na escola. Ele demonstrou que o rádio é uma ferramenta capaz potencializar o processo de ensinar e aprender. Uma ferramenta versátil que estimula um ambiente favorável no exercício da cidadania e na construção do conhecimento. Bem como na promoção da comunicação, autonomia e autoria dos estudantes. Este estudo foi à mola propulsora em direção à criação da rádio-corredor na Escola Estadual de ensino Fundamental Senador Pasqualini. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.subject | Jovem | pt_BR |
dc.subject | Privação de liberdade | pt_BR |
dc.title | Rádio : instrumento potencializador do processo de aprender e ensinar a jovens privados de liberdade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000917077 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Humanities (1951)