Rádio : instrumento potencializador do processo de aprender e ensinar a jovens privados de liberdade
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2012Advisor
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho se propõe a mostrar possibilidades do uso de rádio como instrumento pedagógico. E de sobremaneira o desafio para a implementação de uma rádio-corredor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pasqualini que possui seu corpo discente composto por jovens privados de liberdade, por serem autores de ato infracional. E cumprem medidas socioeducativas em regime de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo-FASE/RS. O embasamento teórico para dar suporte a este estudo t ...
Este trabalho se propõe a mostrar possibilidades do uso de rádio como instrumento pedagógico. E de sobremaneira o desafio para a implementação de uma rádio-corredor na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pasqualini que possui seu corpo discente composto por jovens privados de liberdade, por serem autores de ato infracional. E cumprem medidas socioeducativas em regime de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo-FASE/RS. O embasamento teórico para dar suporte a este estudo transitou entre os teóricos educacionais sobre crianças e jovens em situação de rua, Legislação vigente, Programa de atendimento socioeducativo bem como o uso de mídias e tecnologias com ênfase na mídia rádio e o uso educativo. A metodologia empregada parte de análise bibliográfica a cerca da temática, além de fazer uma pesquisa exploratória com os atores que protagonizam este estudo em experimentações radifônicas. Buscou-se ouvir suas dúvidas, e questionamentos ou avanços. Este estudo é de caráter qualitativo. Em todas as etapas avaliação constante do processo com os envolvidos. Seja em reunião, conversa e questionário. Este estudo apresenta resultado satisfatório quanto ao uso em experimentações radiofônicas na escola. Ele demonstrou que o rádio é uma ferramenta capaz potencializar o processo de ensinar e aprender. Uma ferramenta versátil que estimula um ambiente favorável no exercício da cidadania e na construção do conhecimento. Bem como na promoção da comunicação, autonomia e autoria dos estudantes. Este estudo foi à mola propulsora em direção à criação da rádio-corredor na Escola Estadual de ensino Fundamental Senador Pasqualini. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
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Humanities (1948)
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