Linhas de cuidado, estratégias de controle : problematizando as políticas de assistência à infância e a adolescência
dc.contributor.advisor | Tschiedel, Rosemarie Gärtner | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Michel Lara de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T02:05:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95458 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a compartilhar a importância da problematização das políticas públicas da infância e da adolescência na experiência de estágio. Contextualiza-se historicamente o surgimento dessas políticas na Europa e no Brasil visando auxiliar no entendimento dos processos atuais. O histórico de controle das populações pauperizadas por parte da sociedade e do Estado mistura-se com discursos de cuidado e bem estar social, resultando em complexos processos políticos. Frente a isso encontra-se o psicólogo numa complexa rede que exige intervenções, que são atravessadas por diversos discursos. Problematizar e analisar tais atravessamentos são alternativas teóricas que surgem para um trabalho mais ético e efetivo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Assistência | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Linhas de cuidado, estratégias de controle : problematizando as políticas de assistência à infância e a adolescência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000915844 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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