A visão dos pais acerca do bullying na infância
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Date
2014Author
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo investigou a visão dos pais/cuidadores acerca da ocorrência do bullying na infância. No Brasil, o bullying significa intimidação, maus tratos, vitimização e agressão entre pares, praticados com a intenção de maltratar outra pessoa. A família pode exercer influência direta ou indireta na manifestação dos comportamentos de bullying, sendo importante compreender a visão dos pais acerca desse fenômeno. Este estudo utilizou delineamento descritivo, transversal e quantitativo. A pesquisa ...
Este estudo investigou a visão dos pais/cuidadores acerca da ocorrência do bullying na infância. No Brasil, o bullying significa intimidação, maus tratos, vitimização e agressão entre pares, praticados com a intenção de maltratar outra pessoa. A família pode exercer influência direta ou indireta na manifestação dos comportamentos de bullying, sendo importante compreender a visão dos pais acerca desse fenômeno. Este estudo utilizou delineamento descritivo, transversal e quantitativo. A pesquisa contou com a participação de 95 adultos, responsáveis por crianças matriculadas no ensino fundamental (1º ao 5º ano) de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para a coleta de dados, utilizou-se um Questionário Biossociodemográfico e um Questionário sobre a Visão dos Pais acerca do Bullying. Os resultados obtidos demonstraram qual é a visão dos pais acerca de diferentes fatores relativos ao bullying escolar. Para eles, o bullying é visto como muito prejudicial às crianças. Dentre os fatores que mais influenciam a sua ocorrência, destacaram-se a internet, os amigos e a mídia. Porém, a influência da família foi pouco relatada. Para a maioria dos pais, as características pessoais das crianças podem determinar o seu envolvimento no bullying, acima das características contextuais. Além disso, para os pais, as crianças vítimas deviam contar aos adultos responsáveis o seu envolvimento em situação de bullying. Os resultados obtidos não podem ser generalizados devido à pequena amostra obtida neste estudo. Destaca-se a importância de realizar futuros estudos que investiguem a visão dos pais acerca do bullying escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica, Ênfase em Avaliação Psicológica.
Collections
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Humanities (1949)
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