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dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Lorena de Rissept_BR
dc.date.accessioned2014-05-17T02:07:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95389pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco problematizar os vlogs como práticas de publicização da vida e pensar sobre como eles tornaram-se superfícies nas quais podemos ver os movimentos e ações de uma subjetividade fabricável. As reflexões trazidas pelo filósofo francês Félix Guattari deram base para pensar na subjetividade como algo que se fabrica no atravessamento de esferas diversas, como a social, a cultural, a econômica e também a comunicacional e a tecnológica. Estas duas últimas, em especial, iluminaram o entendimento de que a Comunicação e a tecnologia imagética, aliadas ao contexto digital, operam como fontes de incitamentos e estímulos de uma subjetividade que não se realiza apenas no exibicionismo e sim na cristalização do desejo do compartilhamento, da publicização. Assim, construímos a definição de subjetividade publicizada a partir da observação de vlogs, gênero audiovisual de internet que adquire contornos próprios nessa investigação: um tipo de vídeo que tem como objetivo explorar acontecimentos do cotidiano, da natureza da vida, e construí-los por meio da natureza do vídeo. A cartografia foi o procedimento metodológico que inspirou o tratamento do objeto empírico e da proposta teórica. Entre os resultados, encontramos seis platôs em que se iluminam a subjetividade publicizada em vlogs, são eles: Cotidiano, Família, Monólogos, Empatia, Técnica Audiovisual e Corpo. Ao longo da cartografia dos vídeos ficou claro que temos uma intensa rede de conexões entre intensidade, ritmos, linhas de segmentaridade e linhas de fuga, o que nos mostra o quanto o universo de vlogs apresenta-se complexo e múltiplo, dando vida ao que chamamos de subjetividade publicizada.pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses problematize the vlogs as practices publicizing the life and think about how they became surfaces in which we can see the movements and actions of a manufacturable subjectivity. Reflections of the French philosopher Félix Guattari provided basis for thinking about subjectivity as something that makes the crossing of different spheres, such as social, cultural, economic as well as communicational and technological. These last two, in particular, illuminated the understanding that the communication and imagery technology, allied with the context of the internet, operate as sources of incitement and encouragement of a subjectivity that is not realize just in exhibitionism, but on the crystallization of desire of sharing, the publicity. Thus, we construct the definition of publicized subjectivity from watching vlogs, audiovisual genre of internet that acquiring own outlines in this investigation: a type of video that aims to explore the events of daily life, the nature of life, and build them through the nature of the video. The cartography was the methodological procedure that inspired the treatment of empirical object and the theoretical proposal. Among the results, we found six plateaus that illuminate publicized subjectivity in vlogs, they are Everyday Life, Family, Monologues, Empathy, Audiovisual Technique, and Body. During the cartography of videos became clear that we have a strong network of connections between intensity, rhythms, segmentarity lines and drain lines, which shows us how the universe of the vlogs presents complex and multiple, giving life to what we call publicized subjectivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiovisualen
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectPublicized subjectivityen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectVida cotidianapt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectVlogsen
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.titleDa natureza da vida à natureza do vídeo : um estudo cartográfico de vlogs que operam sobre a subjetividade publicizadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917853pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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