Teoria da mente : diferentes abordagens
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Date
1999Type
Title alternative
Theory of Mind: different approaches
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os acha ...
A capacidade de compreender os estados mentais (i.e. sentimentos, desejos, crenças e intenções) dos outros e de si mesmo é uma das características sociais do ser humano. Quando essa habilidade emerge e como se desenvolve são aspectos que têm sido pesquisados por psicólogos desenvolvimentistas e cognitivistas sob o nome de Teoria da Mente das crianças. Nesse trabalho, procura-se relacionar os diferentes enfoques teóricos acerca da natureza, gênese e desenvolvimento da teoria da mente com os achados empíricos e as metodologias empregadas. Questões referentes à idade em que os pesquisadores entendem que emerge uma teoria da mente nas crianças e a necessidade de desenvolver uma visão que englobe os diferentes níveis de compreensão que elas têm da mente, à luz das teorias existentes, são discutidas. ...
Abstract
The ability to understand mental states (feelings, desires, beliefs, and intentions) is a characteristic of human beings. In the last few years, several studies have been carried out to understand the development of children’s ability to interpret others’ behavior or of what has been named children's theory of mind. In this paper we discuss the relationship among theoretical approaches to theory of mind, empirical findings and methodology. Two issues are discussed: the age children’s theory of ...
The ability to understand mental states (feelings, desires, beliefs, and intentions) is a characteristic of human beings. In the last few years, several studies have been carried out to understand the development of children’s ability to interpret others’ behavior or of what has been named children's theory of mind. In this paper we discuss the relationship among theoretical approaches to theory of mind, empirical findings and methodology. Two issues are discussed: the age children’s theory of mind emerges and the need to develop an approach which will allow for the inclusion of different levels of children’s understanding of mind in the light of current theories. ...
In
Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (1999), p. 287-306
Source
National
Collections
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Journal Articles (40503)Humanities (7005)
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