Show simple item record

dc.contributor.authorMorais, Normanda Araujo dept_BR
dc.contributor.authorLeitão, Hilmeri da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Herculano Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2014-05-15T02:07:39Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1413-7372pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95248pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura.pt_BR
dc.description.abstractThis work investigates the positive and negative aspects of the experience of living in a boarding school to the psychological development of students, the influences of the collective experience on the school performance and the conception of an ideal boarding school. Five semi-structured interviews were conducted with 15-22 year-old students. Data was analyzed through content analysis. Both positive and negative aspects of the boarding school experience were pointed out from the group-gathering category (possibility of making new friends versus fights and arguments). The limitations of the boarding school concerning facilities and physical structure, as well as the stressful routine, were the main implications of the collective experience on the school performance. The interns’ concept of an ideal boarding school depended on facilities and structure improvements, and on the quality of the relationships. The results are important to educative context comprehension’s that received little attention in the literatura.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia em estudo. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2004), p. 379-387pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectdevelopmenten
dc.subjectInternato : Escolapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectyouthen
dc.subjectboarding schoolen
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleNotas sobre a experiência de vida num internato : aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000450407pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record