Notas sobre a experiência de vida num internato : aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos
dc.contributor.author | Morais, Normanda Araujo de | pt_BR |
dc.contributor.author | Leitão, Hilmeri da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Koller, Silvia Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Herculano Ricardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-15T02:07:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-7372 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95248 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work investigates the positive and negative aspects of the experience of living in a boarding school to the psychological development of students, the influences of the collective experience on the school performance and the conception of an ideal boarding school. Five semi-structured interviews were conducted with 15-22 year-old students. Data was analyzed through content analysis. Both positive and negative aspects of the boarding school experience were pointed out from the group-gathering category (possibility of making new friends versus fights and arguments). The limitations of the boarding school concerning facilities and physical structure, as well as the stressful routine, were the main implications of the collective experience on the school performance. The interns’ concept of an ideal boarding school depended on facilities and structure improvements, and on the quality of the relationships. The results are important to educative context comprehension’s that received little attention in the literatura. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia em estudo. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2004), p. 379-387 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | development | en |
dc.subject | Internato : Escola | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | youth | en |
dc.subject | boarding school | en |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.title | Notas sobre a experiência de vida num internato : aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000450407 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)