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dc.contributor.authorLima Júnior, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-13T02:03:45Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95125pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga diferenças de gênero no discurso de estudantes sobre suas preferências por disciplinas e profissões. A análise encontra-se pautada na filosofia da linguagem de Bakhtin e orienta-se em direção às seguintes questões: Meninos e meninas adotam estilos de linguagem diferentes quando abordam suas preferências disciplinares e profissionais? Como os estilos adotados podem estar relacionados às disparidades de gênero na educação científica? Um total de 362 estudantes do Ensino Médio de três escolas brasileiras respondeu por escrito a um conjunto de questões abertas. Os resultados obtidos somam-se à literatura nacional e internacional e avançam ao ilustrar aspectos socioculturais envolvidos em diferentes padrões de socialização, moldando de formas distintas o discurso de meninos e meninas.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates gender differences in students’ speech when approaching their preferences on school subjects and professional choices. The analysis is based on Bakhtin’s philosophy of language and is oriented toward the following research questions: Do boys and girls adopt different language styles when addressing their preferences on school subjects and professional choices? How may these styles be related to gender disparities in science education? An amount of 362 Brazilian high school students answered a set of open questions. The results add to the national and international literature but go forward providing examples of cultural aspects involved in different socialization patterns, shaping boys and girls’ discourse in different ways.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 119-134pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGender differencesen
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPreferences on subject mattersen
dc.subjectLinguagem e gêneropt_BR
dc.subjectProfessional choicesen
dc.titleDiferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio : relações com a educação em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeGender differences in high school students’ preferences on subject matters and professional choices : connections with science educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792936pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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