Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRebello, Lúcia Sápt_BR
dc.contributor.authorHeck, Maria Regina Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:44Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94996pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia procura compreender o motivo do abandono do ensino do latim no Brasil e, consequentemente, propor o resgate desse ensino como elemento importante na formação do jovem e na preparação do adulto para a vida profissional. Para isso, delimita-se os objetivos do ensino do latim: compreender o humanismo, ler e compreender a língua latina e auxiliar no aprendizado da língua portuguesa e de línguas estrangeiras. Por conseguinte, adentra-se à questão do método que servirá como caminho para se alcançar os objetivos traçados no ensino da língua latina. E, por último, analisa-se a tradição jurídico-legal do ensino do latim no Brasil. Assim, é possível tecer considerações sobre a possibilidade de resgate do ensino do latim como disciplina da humanidade (laica) no ensino fundamental e médio, para adestramento de capacidades e talentos, e, no ensino superior, para a formação de professores competentes.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph seeks to understand the reason of abandonment of Latin teaching in Brazil and consequently proposes a rescue of this teaching as an important element on education to youngsters and to adults preparing them for their professional life. Therefore it delimits the targets of Latin teaching: conceiving Humanism, reading and understanding the Latin language, not only assisting the learning of Portuguese language but also, the learning of foreign ones. Accordingly it enters into questions of method that Will serve as a way to achieve the outlined objectives in the teaching of Latin. And lastly it analyzes the juridicallegal tradition of teaching Latin in Brazil. Thus, it is possible to consider the redemption possibility of Latin, as a discipline of Humanity (secular) in secondary school for training skills and talents and in higher education (college) for the training and graduation of competent teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLatimpt_BR
dc.subjectLatinen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (Latim)pt_BR
dc.subjectTeaching latinen
dc.subjectTeacher-trainingen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectGraduationen
dc.titleO ensino do latim no Brasil : objetivos, método e tradiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000916477pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Latim: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples