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dc.contributor.advisorLeal, Ondina Maria Fachelpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Paulo Ricardo Bandeirapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:42Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94991pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida a bordo de embarcações tanques de navegação interior, que operam com transporte de produtos químicos e derivados de petróleo na Lagoa dos Patos. Na tradição etnográfica de observação participante e entrevistas não estruturadas, buscou compor uma visão da vida a bordo destes navios tanques, apresentando uma descrição do ambiente da embarcação e do convívio entre os tripulantes, as relações que se estabelecem enquanto estão embarcados. Focou na percepção dos tripulantes a respeito dos riscos a que estão expostos e nas noções de segurança difundidas entre eles na tentativa de controlar os riscos e perigos a que estão expostos. A noção de risco desenvolvida no presente estudo foi ancorada no trabalho de Mary Douglas e Aaron Wildavski (2012) e a noção de cultura de segurança foi usada no sentido empregado por Knauth e Leal (2012). Tomando a noção de instituição total de Goffman (2003), esta pesquisa levanta questões a respeito da instituição “embarcação” e sobre a organização e estrutura dos processos de trabalho nessas condições de isolamento e de convivência intensa entre os embarcados.pt_BR
dc.description.abstractThis research was carried on board a cargo tank ship which operates with the transportation of chemical and oil products in the Lagoa dos Patos, in South Brazil. In the ethnographic tradition, making use of structured participant observation and informal interviews, this study sought to compose a view of the everyday life in the boat, presenting a description of the vessel and its crew, the sailors’ interactions, its hierarchies, their daily work routines, the crew´s perceptions of risk and of the dangers to which they are exposed, and their safety culture. The notion of risk developed in this study was anchored in the work of Mary Douglas and Aaron Wildavski (2012 ) and the concept of safety culture was employed in the sense used by Knauth and Leal (2012). Moreover, in line with Goffman’s notion of total institution, this study approaches the ship as an institution with its managing structure and working routines, isolated, separated from in-land life, for long periods of time, building its own social organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia do trabalhopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectTransporte de cargas perigosaspt_BR
dc.titleRisco ocupacional e os tripulantes de navios na bacia da Lagoa dos Patospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000915272pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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